Quais os desafios para produzir soja?
depoimento 1
Sérgio Schneider
Gerente Técnico Coopermil

O maior desafio hoje é procurarmos entender como funciona a planta de soja para ajudar aquela sementinha que plantamos no chão a expressar o seu potencial de produção. Esse desafio começa com uma semente de boa qualidade, um plantio adequado, uma distribuição uniforme, dentro da característica de cada variedade e também uma adubação equilibrada.

depoimento 2
Rodrigo Barison
Proprietário NBN Sementes

O clima é um dos fatores que atrapalham as produtividades da soja, mas podemos melhorar isso com uma boa semeadura, uma distribuição de plantas. Com o advento da biotecnologia conseguimos agregar qualidade de semente e mais produtividade. O plantio é 70% da garantia de uma boa colheita.

depoimento 3
Marco Pileco
Coordenador Técnico Coopatrigo

Um dos principais desafios é o custo de produção. A terra está muito cara, assim como os fertilizantes e o custo da semente. É claro que a produtividade também aumentou, mas o custo de produção em sacas de soja aumentou muito. As doenças também estão ficando mais difíceis de serem controladas, assim como as pragas. Outro ponto são as plantas daninhas, que causam vários problemas de produtividade no começo da safra. Outro desafio importante na região das Missões é a instabilidade climática, um dos maiores entraves para o aumento de produtividade.

depoimento 4
Mário Bianchi
Pesquisador CCGL e Professor Unicruz

O grande desafio é fazer aquilo que já tem resultado comprovado, que dá retorno em produtividade. Nós gostamos de acreditar em algo que é diferente, é novo, mas nem por isso tem um resultado comprovado. A pesquisa, entretanto, também pode oferecer um bom resultado em relação a produtividade. Aquilo que a gente faz até a semeadura é mais de 60% do custeio da lavoura.

depoimento 5
Tarso Barison
Proprietário NBN Sementes

Muitos trabalhos comprovam a diferença de produtividade entre uma lavoura em que as sementes não estão distribuídas da forma devida e onde o plantio é bem feito. Talvez os produtores não estejam olhando isso com a devida importância. O desafio é distribuir bem as plantas e usar uma semente de qualidade.