Soja: Colheita evolui para 51% da área plantada no Paraná

Fernanda Custódio/Destaque Rural

No Paraná, a colheita da soja da safra 2018/19 avançou para 51% da área plantada nesta temporada, de 5,42 milhões de hectares. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (26) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

Do percentual ainda a ser colhido, 72% das lavouras apresentam boas condições, 24% registram condições medianas e 4% estão em condições ruins. O departamento também informou que 58% das áreas encontram-se em fase de maturação, 39% em frutificação e 3% em floração.

Na última semana, o Deral projetou a safra de soja do estado em 16,3 milhões de toneladas. O número ficou abaixo do indicado no mês de janeiro, de 16,8 milhões de toneladas do grão.

Caso a estimativa do órgão se confirme, os agricultores deverão colher 15% a menos, em relação à safra 2017/18, de 19,1 milhões de toneladas. As revisões ainda são reflexo das adversidades climáticas enfrentadas pelas lavouras de soja nesta temporada.

Colheita no Brasil

De acordo com levantamento da AgRural, até a última quinta-feira (21), a colheita de soja estava próxima de 45% no Brasil. Os trabalhos nos campos seguem em ritmo acelerado neste ciclo em relação ao ano passado, quando no mesmo período, apenas 25% da área havia sido colhida.

Ainda conforme dados da consultoria, o estado de Mato Grosso segue na liderança, com 80% da área colhida. O índice está em linha com o divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Faça um comentário

Você deve estar logado para comentar este post.