Soja entra em floração no RS

O plantio da soja no Rio Grande do Sul alcançou na semana 94% do total da intenção de plantio, que é de 5.978.967 hectares para esta safra 2019/2020. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (19/12) pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a cultura apresenta 97% das áreas na fase de desenvolvimento vegetativo e 3% em floração.

Na região Norte, que corresponde a um terço das áreas cultivadas com soja, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, com algumas áreas com restrição do crescimento devido à baixa umidade no solo. As altas temperaturas têm provocando lesões de escaldadura nas plântulas recém-germinadas e o consequente tombamento fisiológico, reduzindo o estande da cultura. Tem sido observada reduzida incidência de pragas.

Os produtores seguem realizando o controle de plantas invasoras e, devido às condições do tempo não adequadas, iniciam lentamente os tratamentos fúngicos. Na região de Erechim, a semeadura da soja foi concluída e as lavouras estão 100% na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, apresentando bom aspecto.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Faça um comentário

Você deve estar logado para comentar este post.